sábado, 4 de dezembro de 2010

Papai Noel !





Bom Papai Noel, eu começo essa esta cartinha meio tímido, sei que estou um pouco velho pra pedir presentes, mas se o senhor tiver um tempinho não custa nada dá um lida... sei que senhor me conhece bem né, então não venha eu querer dá uma de certinho agora só porque é natal e eu quero presente, nada disso! o maior presente que poderia ganhar esse  ano já me foi dado , a chegada da minha irmãzinha, sempre fui amado e tenho uma família maravilhosa, então papai Noel como nunca lhe escrevi nada...este ano, gostaria de te contar.
Este mundo está mudado, as crianças estão roubando e até mesmo matando, não há vagas nas escolas. A saúde está um caos, falta tudo no hospital. Violência é o que mais tem, ninguém sabe o que é o bem, estamos muito egoístas. Os políticos só roubam..o presidente ri a toa..faz cara de espertão..e nunca sabe da confusão..além de não ter solução.
Podemos calar nossa consciência, podemos ate deformá-la, mas não conseguiremos nos livrar dela meu bom velhinho. Não adianta um pais desenvolver cidades e se tornar megalópoles, se seus indivíduos continuam microcéfalos, desatentos aos mais fracos e desprotegidos. Solidariedade se aprende, se constrói desde a infância através de experiências que temos um com o outro. Esse cara aqui que vos escreve Noel tem vergonha! pois não é normal não sentir vergonha diante das injustiças do mundo. É vergonhoso constatar aonde chegou à civilização, onde a fome mata milhões pelo mundo, e em outras partes onde doenças causadas pelo excesso de peso matam outras .É apenas um dos muitos exemplos de disparidades que existem.
E na questão de inúmeras crianças que são abandonadas pelas nossas  ruas, sem abrigo..carinho..educação, eu me pergunto Noel, CADE A COMPAIXÃO ? CADE O AMOR ? sumiu !  O Senhor não ta entendendo nada papai Noel? pois bem , sabe o Capitalismo ? esse é o grande vilão da maior parte das diferenças e sofrimentos do nosso mundo! E os políticos? Eles em sua grande maioria que F* com tudo papai Noel, assim não tem ideologia que sustente, eles são muitos e nessa escala de 0 á 10 fodem todo o sistema ( perdão pelo termo grosseiro ) e pra quem sobra? É isso ae !
Bom Velhinho esses são alguns dos principais caos que anda ocorrendo, e eu queria muito que toda essa chatice federal mudasse, que esse meu olhar se desvie para dentro dos lares de cada um, que o desejo de mudança, de ajuda ao próximo seja tão disputado, concorrido como de chegar a presidência dos pais! Então papai Noel o que peço após essa historinha é que o senhor ensine as nossas crianças a serem solidarias, a repartir, a consolar e principalmente a refletirem sobre suas ações cotidianas.
Eu sei que palavras consolam, mas sei também que não mata a fome de ninguém!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Oi !


Tem alguém ai ? Prazer meu nome é Alexandre.  Alexandre Ethor Mascarenhas Portugal, Mas o pessoal me conhece mais por Alexandre Portugal mesmo. Ou  Ale, quer dizer, assim são os meus amigos mesmo que me chamam.  Um ou outro até arrisca um Ethor.  Meu pai manda um Portugalzinho  de vez em quando. É...
Eu comecei um blog há pouco mais de três meses. Eu escrevia sobre modinhas, vida, políticas.... Falava um pouquinho de tudo. Só de vez em quando, coisa boba. Tinha até umas pessoas que liam. Eu os chamo de meia dúzia de 11 leitores. Gente boa, eles.
Ai, ai, Aí veio a Vida... Essa é fogo, vive te pegando de surpresa! Veio e me colocou num monte de coisas ao mesmo tempo em que foram me impedindo de cuidar do blog como eu gostava. Eu, um pouco atordoado, fiquei sem saber o que fazer e quando vi, puxa vida, já tinha deixado meus leitores um baita tempo sem nenhuma novidade, e pior! Sem qualquer explicação. Que tremendo vacilo! Mas também mereço um desconto, tive as 3 ultimas semanas mais infernais da minha vida, a perda de um amigo, briga com amigos de estudo, briguei com pessoas o que me deixou triste e deprimido com minha falta de sensibilidade com pessoas tão importantes pra mim, mas isso é coisas q ficou pra  trás!
Então, estou tão fora de forma, mas também  tempo anda com uma pressa danada ultimamente, né? Não sei aí onde você está como anda o tempo, mas aqui em terras goianas essa oscilação de temperatura ainda ronda em pleno mês de novembro. Bom pessoal, ta explicado ai minha ausência  por aqui , e com certeza acontecerá outras vezes, mas vocês já estão cientes !
Mudando de assunto, tenho certeza que a essa altura do campeonato todos os integrantes da minha meia dúzia de leitores já assistiram “Tropa de Elite 2”. Certeza absoluta. Alias, tenho a impressão que todo mundo no mundo já assistiu. Que bom, porque o filme merece todo o sucesso. Se o primeiro já era bom, nessa seqüência o diretor José Padilha conseguiu ir além a todos os sentidos. Todos amadureceram. O roteiro é uma aula. E não há o que escrever sobre o monstro Wagner Moura e seu antológico Capitão Nascimento. Não precisa. Está alem das palavras. “Tropa de Elite 2” já nasceu épico no nosso cinema, por isso não precisa que agora dessas venha esse blogueiro em fase de reabilitação indicá-lo com tamanho delay. Vamos adiante. ( HAHAHA)
Então fico por aqui , tenham uma boa noite e ate breve. Espero!  

domingo, 14 de novembro de 2010

૪ Victor Campos ૪


Alexandre Portugal !

terça-feira, 9 de novembro de 2010

OPINIÃO “ENEM”


Ennnnnnnnnnnnnnnnnntão , caros leitores ao que tudo indica, mais uma vez o calendário do Enem  foi por água abaixo, a  Justiça do Ceará cancelou as provas do Exame Nacional do Ensino Médio em âmbito nacional , e como se era esperado muitas pessoas nas páginas de redes sociais descendo o “cacete” .( HAHA ) pois é !
De fato, concordo em gênero número e caso com grande parte das injúrias movidas contra o INEP e para o MEC. Mas parei para refletir sobre a última década de vestibulares. Recordei que a pouco mais de tês anos atrás, o Enem realizava-se fora das preocupações dos vestibulandos em geral, servindo inclusive, de chacota. Quando a atual gestão do executivo nacional iniciou um processo, digamos eufemicamente, de valorização do exame, primeiramente sendo utilizado como forma de acessos a algumas instituições, depois incluindo o Prouni, pouco se falava do Exame. Bastou uma canetada de “cima para baixo” para que o Exame caísse na boca do povo, ou melhor, transformasse-se em “boneco de judas”.
As minhas perguntas são: preocupar-se  com o dito exame só quando convém é somente mais uma manifestação de uma sociedade de indivíduos, ou é um traço característico do hodierno?
Mas uma coisa é certa, O jovem aceita a liderança de quem acredita no que fala, em quem tem convicção.
Infelizmente, esse pessoal que prejudica muita gente, mas garante que está tudo bem, realmente acredita que está com a razão! (blefe) .
O ENEM mostra o descaso com a educação, dois anos de escândalos. Culpados? Não! Só tem prejudicado. Foram 4,6 milhões á nível nacional, e 113 mil inscritos so aqui em Goiás. Isso mesmo, 113 mil Cidadãos, que sonham em um futuro melhor, que planejam um futuro digno, que são vitimas de uma administração incompetente, despreparada e nem um pouco preocupada com os estudantes.    Precisamos fazer algo urgentemente para mudar este cenário de falta de perspectivas, de incertezas, que toma conta de todos nós. Como se não bastassem uma prova mal feita, adiada e agora cancelada.

E ae Brasil? Culpa de quem ?

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Confessão ao leitor


Caro leitor,
Há dois meses escrevo aqui.. Estou me sentindo a vontade para lhe fazer uma confissão. Esteja a vontade para ler ou não! ;D
De repente, apareceram uma série de cobranças. Cobranças profissionais, cobranças pessoais, cobranças até da minha personalidade. Cobranças e cobranças...to assustado.
Preciso mudar! Cheguei aos 19 anos e preciso fazer escolhas. Escolhi lidar com a vida das pessoas, isso requer muita responsabilidade. Preciso ser mais responsável, estamos cansados de ver profissionais negligentes.
Preciso alterar esse jeito de palhaço, me fazer de sério ás vezes. Preciso zelar pela minha imagem. Preciso aprender a abaixar a cabeça e respeitar a hierarquia. Preciso aprender que sempre vai existir uma hierarquia. Para se chegar ao topo da hierarquia, é necessário mudar não só comportamentos, mas também meu jeito de ser. Para se chegar ao topo, é preciso virar adulto e perder o brilho nos olhos.
Preciso aprender a falar na hora certa. Falar a coisa certa. Preciso aprender a ficar calado. É preciso aprender a ficar sozinho. Esse é um grande aprendizado. É preciso aprender a ficar sempre bem acompanhado. É preciso buscar novas companhias, novas conversas e novos prazeres.
É preciso não ter pressa, me contentar com o que tenho. Julgar menos, continuar valorizando e criar mais. É preciso criar muito mais! É preciso menos preocupação. É preciso maior ação.
É preciso abraços mais sinceros, amores sinceros. Risos sinceros. É preciso reforçar vínculos antigos, fazer novos vínculos. É preciso buscar a companhia de pessoas interessantes.
É preciso de paz. E parar de escrever ás vezes. O mundo tá ficando chato e cansativo.
Já aviso aos leitores, vcs que conseguiram ler até aqui são fodas! E aviso a todos que estou agradecido pela leitura!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cazuza (...). Viver é bom, nas curvas da estrada.


HEeeey pessoal , blz ? hoje eu acordei com uma vontade incontrolável de ouvir

CAZUZA,isso porque nem sou fã dele né ( quase nada,risos) , peguei o mp4 , e comecei a apreciar alguns dos maiores sucessos , e começou a passar um filme na minha cabeça, a história, a carreira, e sem duvida a vida desgarrada que vivia o poeta.
Não que eu saiba de muito, pois quando cazuza morria, eu nascia, há 20 anos, então o pouco do sei, é que a mídia vincula e alguma coisas que eu mesmo formei em relação a índole do mesmo...dai me peguei pensando que há duas décadas o mundo perdia seu poeta mais irreverente com uma obra e uma bagagem musical fantástica marcou a sua geração, a geração do desborde reprimida, mas talentosa. Para muitos foi a geração dos sonhos, as letras ousadas as melancólicas reclamações de jovens burgueses reprimidos, da poesia ao amor proibido, mas para outros foi a geração mais talentosa, com idéias e sonhos brilhantes. Um dos lideres dessa geração era Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza conhecem?
O Jovem Cazuza nascido no berço esplêndido da MPB, tendo grandes cantores e artistas em seu apartamento em Ipanema, da infância a sua curta e intensa vida. Duas décadas sem Cazuza, são duas décadas de declínio do rock nacional cada ano que passa e a cada modismo que surge, surgem bandas cada vez mais comerciais, as bandas de hoje em dia que dizem cantar Rock são uma escumada de alienados que cantam melancólicas músicas sem nenhuma ideologia, Cazuza deve se revirar em seu túmulo ao ver a situação do Rock da era 2000. O Poeta teve várias fases na sua carreira, da fase marginal rebelde e reprimida, da fase poética, calma e leve à fase final, tentando passar suas últimas mensagens deixar para humanidade sua visão do mundo e algumas verdades que podem passar séculos ficará sempre nova. ♪A Versão nova de uma velha história♪
A influencia musical que Cazuza exerce em minha vida começou desde 2004, escuto seus versos ironicamente correto, em um tempo que a liberdade de expressão era extinta tanto na escrita ou mesmo na fala de seus artistas, Cazuza usou do seu dom o cinismo uma arte aos oprimidos daquela época.
Eu nasci em 1991 um ano e 6 dias após sua morte, fui buscar conhecer mais sua obra em 2004, após assistir ao filme “Cazuza o tempo não pára” brilhantemente interpretado por Daniel Oliveira. Existem Vários versos de Cazuza que se enquadra em diversos momentos da minha vida, eu acredito que na vida de todos que escutam suas músicas também, Cazuza era um ser-humano muito a frente do seu tempo, pessoas que são a frente do seu tempo são pessoas que marcam a humanidade por suas obras e seus fatos, deixando seu nome na história. O Fato que eu citei acima que alguns versos se enquadram em minha vida, é em momentos que eu passo ou já passei, e levei a vida na arte. A Vida na arte Cazuza fez da arte sua expressão talentosa, o palco era a sua poltrona relaxante, seu descanso era gritar sua autenticidade com sua linguagem inovadora e simples, seus berros não eram Yeah, e sim um ÉÉÉ, um grito nacional fato citado também no livro “Barão Vermelho, Por que a gente é assim”. A Coragem de Cazuza era visivelmente acima da média, viveu assim um poeta com pressa de viver e deixar sua mensagem. Ao se declarar bissexual quebrou um status de conservadorismo que ainda existe, mas que na época era muito delicado ser abordado não é o primeiro artista nem o último a declarar sua opção sexual. Cazuza foi o primeiro artista brasileiro assumir que estava com AIDS em 1989, acredito eu ter sido um marco para aquela geração, já que estava evidente que ele sofria algo grave sua aparência física era muito afetada ao passar dos anos. Os Rumores da sua doença sempre eram citados em jornais e revistas da época, desde sua saída do Barão Vermelho seus cachos se tornaram um cabelo liso fato isso pelos efeitos colaterais do AZT, enquanto Cazuza não se declara um soropositivo à “mídia” não iria o deixar em paz.
O Dia doloroso dia 07 de Julho, a perda de coisas boas em nossas vidas é uma dor lancinante dor que se ameniza, mas não é curada completamente. Quando temos algo que achamos que é bom e perdemos sofremos com a sua ausência, mas logo percebemos que facilmente pode ser substituído, Cazuza jamais ,sua irreverência sua magia no palco ninguém ira lhe substituir, em minha opinião. Nunca mais irá aparecer um letrista com tamanho dom, um letrista com cinismo, simplicidade e sabedoria. Dizem que eu idealizo um falso Cazuza que nunca existiu, como não? , me baseio não no que eu ouço ou leio, mas sim nas letras escritas pelo poeta.
A Sua Morte foi há vinte anos, mas para seus fãs você não morreu estará sempre vivo com muito carinho, só digo uma coisa neste fim de post. VIVA CAZUZA!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bandidinho furta salaminho e é preso! FAIL...




Heeeey pessoal , outra figura que se deu mal no mundo do crime... (risos)
Olha, pra falar a verdade, fico muito confuso quanto ao que deve ser feito nesse caso onde a pessoa rouba para comer. Se fosse meu, eu mandava sumir com esse salaminho da minha frente... AHAHAHAHA

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Mamãe Adriana (...)

Bom pessoal, o post a seguir aí , é de autoria da minha Mãe... é isso mesmo da dona Adriana, tanto insistiu que eu cedi, é, é... vejam voces mesmo ! (...)

   
"Que idade maluca é esta? Quando meu filho deixou de ser um bebê e passou a ser um adolescente? Apesar dos pequenos vestígios (joguinhos e beijinhos nortunos ) o Alexandre já passou a linha, isto está bem claro! Tenho em casa um menino, um moleque arteiro, com um senso de humor apuradíssimo!
Sempre foi engraçado! Eu sou uma mãe meio "tonta", e tem algumas brincadeirinhas que são nossas, e uma delas eu era a palhaça! Fazia caretas, palhaçadas, como: pular com um pé só e tentar dar uma voltinha! O Alexandre chorava de tanto rir, caia na gargalhada, parecia que estava num show de palhaços, mas sou eu, a mãe que faço isso!!!
Ele gostava de ficar apertando minha bochecha, abrindo meus olhos quando estavam fechados, gostava que eu desse pequeno sustos nele, amava se esconder e amava agarrar o meu pé e ser arrastado pelo carpete (um ótimo exercício para as pernas, diga-se de passagem!).
Mas hoje está muito independente, o típico menino metido a sabichão, dono do próprio nariz ( mas ele sabe que não é assim que funciona ).Nesta fase também há os contras! O menino já sabe o que quer, e o que não quer. Me desafia a todo o momento, agora é um adolescente quando a "mãe" está perto sempre pergunta “pode mãe” ?(lindo)
Quanto ao senso de humor, é incrível,  tira sarro, olha com cara de sacana e dá a resposta só pra tirar um bom sarro! É normal? Uma coisa que não gosto e que está na fase de achar careta tudo o que digo...sempre acha feio isto, nada que uma boa conversa não resolva, né?
Nada melhor, do que uma boa conversa (claro que com doses diárias e bem grandes de muita paciência!). Mas o Alexandre nunca foi uma criança teimosa e hoje já “ adulto” como ele diz é o melhor filho que uma mãe gostaria de ter, carinhoso,bondoso,atencioso, muito amigo e sem mencionar que é lindo , meu filho é lindo. Agora ganhou uma irmãzinha e ta todo, todo ... filho quero que saibas que de todos os presentes maravilhosos que a vida me deu ,voce foi entre eles o mais importante, o mais precioso, DEUS sem duvida me reservou pra você e você pra mim , como você mesmo diz né ! razão da minha vida so tenho a te agradecer pelo filho bondoso e o amigo especial que és ! Nem vou mencionar o relacionamento com o papai né Alê !
Te amo Alexandre! "


(...)  eu tambem te amo muito dona Drica !