-FatosomCenas- "Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante."
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Cazuza (...). Viver é bom, nas curvas da estrada.
HEeeey pessoal , blz ? hoje eu acordei com uma vontade incontrolável de ouvir
CAZUZA,isso porque nem sou fã dele né ( quase nada,risos) , peguei o mp4 , e comecei a apreciar alguns dos maiores sucessos , e começou a passar um filme na minha cabeça, a história, a carreira, e sem duvida a vida desgarrada que vivia o poeta.
Não que eu saiba de muito, pois quando cazuza morria, eu nascia, há 20 anos, então o pouco do sei, é que a mídia vincula e alguma coisas que eu mesmo formei em relação a índole do mesmo...dai me peguei pensando que há duas décadas o mundo perdia seu poeta mais irreverente com uma obra e uma bagagem musical fantástica marcou a sua geração, a geração do desborde reprimida, mas talentosa. Para muitos foi a geração dos sonhos, as letras ousadas as melancólicas reclamações de jovens burgueses reprimidos, da poesia ao amor proibido, mas para outros foi a geração mais talentosa, com idéias e sonhos brilhantes. Um dos lideres dessa geração era Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza conhecem?
O Jovem Cazuza nascido no berço esplêndido da MPB, tendo grandes cantores e artistas em seu apartamento em Ipanema, da infância a sua curta e intensa vida. Duas décadas sem Cazuza, são duas décadas de declínio do rock nacional cada ano que passa e a cada modismo que surge, surgem bandas cada vez mais comerciais, as bandas de hoje em dia que dizem cantar Rock são uma escumada de alienados que cantam melancólicas músicas sem nenhuma ideologia, Cazuza deve se revirar em seu túmulo ao ver a situação do Rock da era 2000. O Poeta teve várias fases na sua carreira, da fase marginal rebelde e reprimida, da fase poética, calma e leve à fase final, tentando passar suas últimas mensagens deixar para humanidade sua visão do mundo e algumas verdades que podem passar séculos ficará sempre nova. ♪A Versão nova de uma velha história♪
A influencia musical que Cazuza exerce em minha vida começou desde 2004, escuto seus versos ironicamente correto, em um tempo que a liberdade de expressão era extinta tanto na escrita ou mesmo na fala de seus artistas, Cazuza usou do seu dom o cinismo uma arte aos oprimidos daquela época.
Eu nasci em 1991 um ano e 6 dias após sua morte, fui buscar conhecer mais sua obra em 2004, após assistir ao filme “Cazuza o tempo não pára” brilhantemente interpretado por Daniel Oliveira. Existem Vários versos de Cazuza que se enquadra em diversos momentos da minha vida, eu acredito que na vida de todos que escutam suas músicas também, Cazuza era um ser-humano muito a frente do seu tempo, pessoas que são a frente do seu tempo são pessoas que marcam a humanidade por suas obras e seus fatos, deixando seu nome na história. O Fato que eu citei acima que alguns versos se enquadram em minha vida, é em momentos que eu passo ou já passei, e levei a vida na arte. A Vida na arte Cazuza fez da arte sua expressão talentosa, o palco era a sua poltrona relaxante, seu descanso era gritar sua autenticidade com sua linguagem inovadora e simples, seus berros não eram Yeah, e sim um ÉÉÉ, um grito nacional fato citado também no livro “Barão Vermelho, Por que a gente é assim”. A Coragem de Cazuza era visivelmente acima da média, viveu assim um poeta com pressa de viver e deixar sua mensagem. Ao se declarar bissexual quebrou um status de conservadorismo que ainda existe, mas que na época era muito delicado ser abordado não é o primeiro artista nem o último a declarar sua opção sexual. Cazuza foi o primeiro artista brasileiro assumir que estava com AIDS em 1989, acredito eu ter sido um marco para aquela geração, já que estava evidente que ele sofria algo grave sua aparência física era muito afetada ao passar dos anos. Os Rumores da sua doença sempre eram citados em jornais e revistas da época, desde sua saída do Barão Vermelho seus cachos se tornaram um cabelo liso fato isso pelos efeitos colaterais do AZT, enquanto Cazuza não se declara um soropositivo à “mídia” não iria o deixar em paz.
O Dia doloroso dia 07 de Julho, a perda de coisas boas em nossas vidas é uma dor lancinante dor que se ameniza, mas não é curada completamente. Quando temos algo que achamos que é bom e perdemos sofremos com a sua ausência, mas logo percebemos que facilmente pode ser substituído, Cazuza jamais ,sua irreverência sua magia no palco ninguém ira lhe substituir, em minha opinião. Nunca mais irá aparecer um letrista com tamanho dom, um letrista com cinismo, simplicidade e sabedoria. Dizem que eu idealizo um falso Cazuza que nunca existiu, como não? , me baseio não no que eu ouço ou leio, mas sim nas letras escritas pelo poeta.
A Sua Morte foi há vinte anos, mas para seus fãs você não morreu estará sempre vivo com muito carinho, só digo uma coisa neste fim de post. VIVA CAZUZA!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Onw ficou perfeito o texto , o Cazuza era assim mesmo único, pode passar o tempo que for mas ninguém vai conseguir ter a grandeza dele , era poeta ,verdadeiro e sincero em tudo que fazia . HAHA com certeza você não é dessa época é de outra bem avançada né
ResponderExcluiranne