terça-feira, 9 de novembro de 2010

OPINIÃO “ENEM”


Ennnnnnnnnnnnnnnnnntão , caros leitores ao que tudo indica, mais uma vez o calendário do Enem  foi por água abaixo, a  Justiça do Ceará cancelou as provas do Exame Nacional do Ensino Médio em âmbito nacional , e como se era esperado muitas pessoas nas páginas de redes sociais descendo o “cacete” .( HAHA ) pois é !
De fato, concordo em gênero número e caso com grande parte das injúrias movidas contra o INEP e para o MEC. Mas parei para refletir sobre a última década de vestibulares. Recordei que a pouco mais de tês anos atrás, o Enem realizava-se fora das preocupações dos vestibulandos em geral, servindo inclusive, de chacota. Quando a atual gestão do executivo nacional iniciou um processo, digamos eufemicamente, de valorização do exame, primeiramente sendo utilizado como forma de acessos a algumas instituições, depois incluindo o Prouni, pouco se falava do Exame. Bastou uma canetada de “cima para baixo” para que o Exame caísse na boca do povo, ou melhor, transformasse-se em “boneco de judas”.
As minhas perguntas são: preocupar-se  com o dito exame só quando convém é somente mais uma manifestação de uma sociedade de indivíduos, ou é um traço característico do hodierno?
Mas uma coisa é certa, O jovem aceita a liderança de quem acredita no que fala, em quem tem convicção.
Infelizmente, esse pessoal que prejudica muita gente, mas garante que está tudo bem, realmente acredita que está com a razão! (blefe) .
O ENEM mostra o descaso com a educação, dois anos de escândalos. Culpados? Não! Só tem prejudicado. Foram 4,6 milhões á nível nacional, e 113 mil inscritos so aqui em Goiás. Isso mesmo, 113 mil Cidadãos, que sonham em um futuro melhor, que planejam um futuro digno, que são vitimas de uma administração incompetente, despreparada e nem um pouco preocupada com os estudantes.    Precisamos fazer algo urgentemente para mudar este cenário de falta de perspectivas, de incertezas, que toma conta de todos nós. Como se não bastassem uma prova mal feita, adiada e agora cancelada.

E ae Brasil? Culpa de quem ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário